Como Se Comunicar Com O Seu Cão
Seres humanos, macacos, golfinhos e pássaros: todos eles desenvolveram algum tipo de linguagem para se comunicarem. Seja nosso extenso vocabulário ou os feromônios utilizados pelas formigas, o objetivo da linguagem é melhorar a comunicação, e quanto mais eficiente a comunicação, melhor é o entendimento.
Para comunicar-se eficientemente com o seu cão e adestrá-lo de maneira correta, é importante focar em três pontos:
- O comando oral.
- A postura corporal e a expressão facial.
- O gesto característico.
Procure utilizar estes três fatores em todos os comandos que for ensinar ao seu cachorro, dessa maneira ele irá obedecer mesmo que vocês estejam em uma avenida barulhenta e não conseguir te ouvir, ou você esteja com as mãos ocupadas.
O vocabulário ensinado ao seu cachorro deve ser simples. O ideal seria utilizarmos apenas palavras de uma sílaba, mas para facilitar o nosso trabalho, podemos utilizar palavras de duas sílabas e dar ênfase à apenas uma. Jamais tente ensinar duas palavras foneticamente parecidas, isso irá apenas confundir o animal. Alguns comandos que sugiro são:
SENta DEIta VEM FIca JUNto
SObe BUSca LAte VIvo LIvre
Um erro muito comum é falarmos (ou gritarmos) o nome do cachorro quando estamos brigando com ele, dizendo "Babi, não!", "Fred, não!", pois isso pode gerar estresse e ansiedade. Toda vez que você chamá-lo pelo nome ele associará com uma bronca.
Na hora da bronca, uma palavra mais eficiente que "não" é usarmos o "rei" ou apenas "ei", uma vez que sua entonação é muito mais forte. Tente agora mesmo e verá que ela é mais potente.
Gestos que podem ser enxergados de longe são muito eficientes para quando sua voz não pode ser facilmente ouvida, procure mover os braços com uma longa amplitude e sem pressa.
As expressões corporais já trazem algo que os cães aprenderam com outras pessoas ou outros animais, portanto tente sorrir sempre que seu cachorro fazer algo que você goste, assim ele sempre irá procurar pessoas contentes e evitará mal-humorados.
Tente utilizar o corpo para comunicar-se. De pé deve significar neutralidade, agachar é chamar para brincar, e curvado significa punição.
Muitas pessoas acreditam que deve-se ensinar um cachorro em outras línguas para que um ladrão ou pessoas más intencionadas não possam controlá-lo. Este é um pensamento equivocado! O cachorro obedece de acordo com hierarquia, respeito e amizade. Por isso é importante mostrar desde sempre que a casa é sua, assim como as regras também, ou então nunca conseguirá adestrar o seu cão corretamente.
O adestramento é mais uma forma de se relacionar com o animal, com certeza irá aproximá-los, é uma atividade que exige paciência, cachorros são espertos mas não são adivinhos, portanto prepare-se para horas e horas de muito treino.
Jamais seja violento com o seu cão, isso gera ansiedade e estresse, criando um animal inseguro que será agressivo e atacará as pessoas sem motivo aparente, pois foi isso o que ele aprendeu com você. Reforce atitudes positivas com recompensas que você terá muito mais sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário