domingo, 4 de agosto de 2013

Yin e Yang


O Tei Gi é um antigo diagrama chinês formado por um círculo externo, representando o Absoluto, Brahman, o puro Ser, preenchido pelas duas "forças" que se completam formando tudo o que existe. Essas forças são o positivo e o negativo, o masculino e o feminino, o céu e a terra, yang e yin.

Yin e Yang são duas energias opostas que se complementam formando a energia Chi, e por consequência tudo o que há na natureza.

Tudo no Universo se transforma e evolui; o Yin e Yang deram origem ao infinitos padrões que existem no mundo. Cada uma dessas energias deu origem a dois filhos e duas filhas, estes por sua vez deram origem a um filho e uma filha cada, criando assim oito trigramas fundamentais.

Estes trigramas são representados por três linhas que podem ser inteiras ou divididas. A linha de baixo representa a Terra, a do meio representa o Homem e a de cima representa o Céu.

Cada pessoa ou local emite uma energia diferente, e através da análise de cada setor da vida, é possível desenhar um mapa da nossa energia, o Ba-Guá.

Ba-Guá
Aplicando o Ba-Guá em nossos ambientes


Harmonizando os ambientes em que vivemos é possível trabalhar a energia de forma que ela flua livremente, dessa forma melhoramos nossa qualidade de vida.

Primeiramente devemos observar se há algum espaço sobrando ou uma área incompleta, como um quarto sem uso ou uma área vazia em seu escritório, e então equilibrar este espaço com o restante do ambiente. 

Também devem ser corrigidas situações onde o fluxo de energia Chi é bloqueado, como o excesso de móveis, ou um corredor difícil de passar. Uma planta mal planejada também pode bloquear o fluxo de energia; uma empresa que possui um banheiro no centro de um andar têm seu fluxo interrompido.

O Ba-Guá pode ser aplicado nos mais diversos locais, desde a planta de uma cidade inteira até um cômodo de sua casa.

Ele é composto por oito partes,cada uma representando um setor da nossa vida: trabalho,amizade, criatividade, relacionamento, sucesso, prosperidade, família e espiritualidade.

O diagrama deve ser moldado ao formato do ambiente, caso seja retangular, deve-se "esticá-lo", se o local for muito irregular, aplica-se o Ba-Guá por partes. 

A seguir iremos explicar o que cada Guá representa e então aplicá-lo na planta de uma residência:

Carreira e Trabalho: está relacionado com o desenvolvimento do "eu". É ativado por cores escuras, espelhos, vidros e pelo seu elemento a água. Pode ser a área de serviço da casa.

Conhecimento: está relacionado com os estudos e o conhecimento de forma geral. É o local ideal para uma biblioteca ou sala de estudos. Sua cor é o azul.

Família: ótimo local para onde a família se reúne, como a sala de jantar ou de TV. Sua cor é verde e o elemento, madeira.

Prosperidade: está relacionado à abundância (dinheiro, amigos, criatividade, etc.). Seus elementos são a água e a madeira.

Sucesso e Fama: está relacionado a alcançar nossos objetivos. Sua cor é o vermelho e o elemento fogo. Objetos pontiagudos como pirâmides podem compor este ambiente.

Relacionamento e Casamento: local ideal para o quarto do casal, este ambiente pode ser decorado com objetos aos pares, suas cores são o branco e o rosa.

Criatividade: pode ser o quarto de música ou um estúdio para pintura. Para ativar este ambiente utilize objetos de metal.

Benfeitores, Mestres e Amigos: este setor simboliza os amigos e as viagens. Um ótimo local para dispor suas fotos e memórias.

Saúde (Centro): esta área é estimulada com plantas naturais (vivas) e a cor amarela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário